A) ADMINISTRAÇÃO
A palavra administração tem origem no latim e significa: administratione
Ad
= (direção para, tendência, junto de) Minister = Comparativo de
inferioridade, o sufixo ter (subordinação e obediência) aquele que
realiza uma função abaixo do comando de outrem. Função que se desenvolve
sob o comando de outro, um serviço que se presta a outro.
A
administração tem como tarefa, interpretar os objetivos propostos pela
empresa e transformá-los em ação empresarial através do planejamento,
organização, direção e controle de todos os esforços realizados, em
todas as áreas e em todos os níveis da empresa, a fim de atingir tais
objetivos.
A administração é uma condição indispensável para o sucesso de cada empresa.
A
administração representa a solução da maior parte dos problemas que
afligem a humanidade nos dias de hoje. Na realidade não existem países
desenvolvidos ou subdesenvolvidos, mas países bem ou mal administrados -
Peter Druck).
Para MORAES (2001) a tarefa da Administração
envolve a interpretação de objetivos a fim de transformá-los em ação
organizacional por meio do planejamento, da organização, da direção e do
controle.
A) CONTROLE
B) GERÊNCIA
Do latim gerentia, de gerere, “fazer”. Ato de gerir.
C) GESTÃO
Do latim gestione. Ato de gerir; gerência; administração.
Qual o Objeto de Estudo da Administração ? As Organizações.
Definindo a Administração , segundo (CHIAVENATTO,2000)
É
o processo de planejar, organizar, liderar e controlar os esforços
realizados pelos membros da organização e o uso de todos os outros
recursos organizacionais para alcançar os objetivos propostos.
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